Indonésia
O teatro de marionetas indonésia tem um carácter essencialmente didáctico, moral, ritualista e ao mesmo tempo, de entretenimento.
Os personagens incluem reis, princesas, gigantes, deuses, demónios e cidadãos que se distinguem através das feições e das cores. Por exemplo, personagens de olhos finos são elegantes e cultos, enquanto que os de olhos redondos são de mais baixo extracto social.
Os personagens representam não só o aspecto físico, mas sobretudo o próprio espirito dos heróis e deuses que intervêm ao longo do espectáculo.
As peças são baseadas sobretudo nos épicos indianos, combinadas com história budistas e muçulmanas, criando um repertório particular.
Existem, sobretudo dois tipos de teatro de marionetas nas ilhas de Java e Bali, as Wayang Golek (marionetas de madeira) e as Wayang Kulit e Wayang klitik (marionetas de sombra)
Aksu Wandiri – Col. Francisco Capelo
- Autor:
- Java
- País:
- Indonésia
- Técnica de manipulação:
- Vara
- Material de construção:
- Madeira, pigmentos, tecido e metal.
- Nr de inventário:
- MMD2187
Anantareja ou Antareja – Col. Francisco Capelo
- Autor:
- Java
- País:
- Indonésia
- Técnica de manipulação:
- Sombra
- Material de construção:
- Pêle de búfalo, osso, fio de algodão e pigmentos
- Nr de inventário:
- MMD2075
Angada – Col. Francisco Capelo
- Autor:
- Bali
- País:
- Indonésia
- Técnica de manipulação:
- Sombra
- Material de construção:
- Pele de animal (burro?), osso, madeira, fio de bambu e pigmentos
- Nr de inventário:
- MMD2265
Anika – Col. Francisco Capelo
- Autor:
- Bali
- País:
- Indonésia
- Técnica de manipulação:
- Sombra
- Material de construção:
- Pele de animal (burro?), osso, madeira, fio de bambu e pigmentos
- Nr de inventário:
- MMD2264
Antarja – Col. Francisco Capelo
- Autor:
- Java
- País:
- Indonésia
- Técnica de manipulação:
- Vara
- Material de construção:
- Madeira, pigmentos, tecido e plástico
- Nr de inventário:
- MMD2110
Api – Col. Francisco Capelo
- Autor:
- Bali
- País:
- Indonésia
- Técnica de manipulação:
- Sombra
- Material de construção:
- Pele de animal (burro?), osso, fio de bambu e pigmentos
- Nr de inventário:
- MMD2254
Aria Dwi Pangga – Col. Francisco Capelo
- Autor:
- Java
- País:
- Indonésia
- Técnica de manipulação:
- Vara
- Material de construção:
- Madeira, pigmentos, tecido e metal.
- Nr de inventário:
- MMD2183
Arixa Keban – 38 – Col. Francisco Capelo
- Autor:
- Java
- País:
- Indonésia
- Técnica de manipulação:
- Vara por baixo
- Material de construção:
- Madeira, pigmentos, tecido e metal
- Nr de inventário:
- MMD2040
Arjuna – Col. Francisco Capelo
- Autor:
- Bali
- País:
- Indonésia
- Técnica de manipulação:
- Sombra
- Material de construção:
- Pêle de animal (burro?), osso, madeira, fio de bambu e pigmentos
- Nr de inventário:
- MMD2238
Arjuna Sastra Bali e Berata – Col. Francisco Capelo
- Autor:
- Bali
- País:
- Indonésia
- Técnica de manipulação:
- Sombra
- Material de construção:
- Pêle de animal (burro?), osso, madeira, fio de bambu e pigmentos
- Nr de inventário:
- MMD2220
Arjuna Tapa – Col. Francisco Capelo
- Autor:
- Bali
- País:
- Indonésia
- Técnica de manipulação:
- Sombra
- Material de construção:
- Pêle de animal (burro?), madeira, fio de bambu e pigmentos
- Nr de inventário:
- MMD2239
Aswatama – 56 – Col. Francisco Capelo
- Autor:
- Java
- País:
- Indonésia
- Técnica de manipulação:
- Vara por baixo
- Material de construção:
- Madeira, pigmentos, tecido e metal
- Nr de inventário:
- MMD2043
- Autor:
- {{ cell.mm_piece_author }}
- País:
- {{ cell.art_region_name }}
- Técnica de manipulação:
- {{ cell.art_technique_name }}
- Material de construção:
- {{ cell.mm_piece_materials }}
- Dimensões:
- {{ cell.art_dimensions }}
- Nr de inventário:
- {{ cell.mm_inventary_id }}