Companhia de S. Lourenço
Fundada por Helena Vaz e José Alberto Gil, juntamente com o tenor Fernando Serafim, a Companhia, iniciou a sua actividade de teatro de marionetas em Maio de 1973 com o nome de Companhia de Ópera Buffa, tendo como objectivo estudar e reconstituir o espírito e as características da ópera-cómica (opera buffa) para cantores e marionetas do século XVIII e, a partir dos conhecimentos obtidos, tentar a sua utilização na actualidade, sem destruir as suas características históricas e, sobretudo, tentar transmitir o traço psicológico das personagens da ópera: mordacidade e truculência, traços esses que se diluíram nos tempos.
Em 1974, muda o nome para Marionetas de S. Lourenço e o Diabo – Teatro de Ópera. Era composto então por 10 elementos: cantores, manipuladores, técnicos, uma criadora de marionetas e um director. Conforme a peça a apresentar poderia haver de dois a cinco músicos em presença.
O grupo encenou e representou diversas peças das quais se podem destacar: Gerinaldo, o Atrevido, Romance do Conde da Alemanha, D. Mariana, o Pranto de Maria Parda, D. Quixote, Salomé, os Encantos de Medeia, as Variedades de Proteu, o Procurador-Geral da Cultura, etc…
A Companhia desenvolveu importante actividade no âmbito do teatro de marionetas, adoptando métodos de manipulação e encenação próprios, participando em numerosos festivais nacionais e internacionais.
Sendo uma das suas principais características a itinerância, o grupo deslocava-se, em território nacional, com uma carroça-teatro, puxada por um cavalo, e que representava a reconstituição do percurso lendário do teatro ambulante.
Nessas digressões, o repertório era constituído por textos clássicos portugueses, entanto assim a valorização de uma herança cultural a partir das suas origens populares. Tratava-se, no fundo, de produzir um espectáculo popular com componentes eruditas.
A realização de numerosos espectáculos e digressões, com a consequente produção e angariação de materiais e elementos diversos, fez sentir a necessidade de organizar um espaço de exposição dessas peças.
Nasce assim, em 1987, num velho edifício situado entre o Castelo de S. Jorge e a Graça, o primeiro espaço português dedicado à marioneta desde a extinção do Teatro do Bairro Alto em 1755, dando assim também continuidade a uma tradição portuguesa de teatro e de ópera.
Abanador I
- Autor:
- Helena Vaz
- País:
- Portugal
- Técnica de manipulação:
- À vista
- Material de construção:
- Barro cozido (cabeça), tecido (corpo), plumas (cabeça)
- Dimensões:
- 80.0 x 48.0 x 15.0 (Altura x Largura x Profundidade)
- Nr de inventário:
- 195
Abanador II
- Autor:
- Helena Vaz
- País:
- Portugal
- Técnica de manipulação:
- À vista
- Material de construção:
- Barro cozido (cabeça) e tecido (corpo)
- Dimensões:
- 80.0 x 48.0 x 15.0 (Altura x Largura x Profundidade)
- Nr de inventário:
- 196
Ama de D. Quixote I
- Autor:
- Helena Vaz
- País:
- Portugal
- Técnica de manipulação:
- À vista
- Material de construção:
- Barro (cozido), tecido (flanela cinzenta, toucado com fitas)
- Dimensões:
- 120.0 x 35.0 x 22.0 (Altura x Largura x Profundidade)
- Nr de inventário:
- 52
Apolo II
- Autor:
- Helena Vaz
- País:
- Portugal
- Técnica de manipulação:
- À vista
- Material de construção:
- Barro, tecido (malha de seda e enchimento)
- Dimensões:
- 131.0 x 33.0 x 18.0 (Altura x Largura x Profundidade)
- Nr de inventário:
- 49
Arca de Salomé – S. Lourenço
- País:
- Portugal
- Material de construção:
- Madeira
- Dimensões:
- 24.0 x 47.0 x 26.0 (Altura x Largura x Profundidade)
- Nr de inventário:
- 1059
Argonauta I
- Autor:
- Helena Vaz
- País:
- Portugal
- Técnica de manipulação:
- Não manipulável
- Material de construção:
- Madeira (estrutura), barro cozido (cabeça), tecido (corpo)
- Dimensões:
- 72.0 x 37.0 x 13.0 (Altura x Largura x Profundidade)
- Nr de inventário:
- 154
Argonauta II
- Autor:
- Helena Vaz
- País:
- Portugal
- Técnica de manipulação:
- Não manipulável
- Material de construção:
- Madeira (estrutura), barro cozido (cabeça), tecido (corpo)
- Dimensões:
- 80.0 x 30.0 (Altura x Largura)
- Nr de inventário:
- 155
Argonauta III
- Autor:
- Helena Vaz
- País:
- Portugal
- Técnica de manipulação:
- Não manipulável
- Material de construção:
- Madeira (estrutura), barro cozido (cabeça), tecido (corpo)
- Dimensões:
- 80.0 x 30.0 (Altura x Largura)
- Nr de inventário:
- 156
Argonauta IV
- Autor:
- Helena Vaz
- País:
- Portugal
- Técnica de manipulação:
- Não manipulável
- Material de construção:
- Madeira (estrutura), barro cozido (cabeça), tecido (corpo)
- Dimensões:
- 80.0 x 30.0 (Altura x Largura)
- Nr de inventário:
- 157
Arpia
- Autor:
- Helena Vaz
- País:
- Portugal
- Técnica de manipulação:
- À vista
- Material de construção:
- Barro cozido (cabeça) e tecido (corpo)
- Dimensões:
- 113.0 x 42.0 x 19.0 (Altura x Largura x Profundidade)
- Nr de inventário:
- 97
Arturinho
- Autor:
- Helena Vaz
- País:
- Portugal
- Técnica de manipulação:
- À vista
- Material de construção:
- Madeira (estrutura), barro cozido (cabeça), tecido (corpo)
- Dimensões:
- 97.0 x 32.0 x 22.0 (Altura x Largura x Profundidade)
- Nr de inventário:
- 170
Baquetes dos Alaúdes – S. Lourenço
- País:
- Portugal
- Material de construção:
- madeira e fita plástica
- Dimensões:
- 24.0 x 1.0 x 1.0 (Altura x Largura x Profundidade)
- Nr de inventário:
- 1060
- Autor:
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- País:
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- Técnica de manipulação:
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- Dimensões:
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