Visitas e oficinas para família

ANIMAÇÃO DE SILHUETAS PARA CONTOS CURTOS – WORKSHOP DE TEATRO DE SOMBRAS Coordenação RICHARD BRADSHAW - Austrália

Horário: das 16h00 às 20h00Destinatários: Marionetistas, actores, professores, artistas plásticos, videastas e realizadoresMáx. participantes: 20Idioma: Inglês
RICHARD BRADSHAW utiliza as sombras e o seu grande génio para enamorar o público com as suas imagens. As suas marionetas são criaturas simples e delicadas, capazes de múltiplas transformações que ajudam a criar um mundo cheio de ilusões num pequeno ecrã. Os seus espectáculos a solo com mais de uma centena de marionetas, demonstram todas as suas técnicas especiais.
Ser apresentado pelo sapo mais famoso do planeta como o homem que faz as sombras mais cómicas do mundo, foi apenas mais um dos grandes elogios que Richard Bradshow recebeu ao longo da sua carreira.
Jim Henson, o criador dos Muppets, considerava a sua mestria e originalidade de alto nível, de tal forma, que lhe dedicou um dos programas da série On Puppetry World dedicada à arte mundial das marionetas, na honrosa companhia de nomes como Philippe Genty, Serguei Obraztsov, Enk Boerwinkle, entre outros, para além de ter sido um dos convidados especiais do seu programa Muppet Show.
Richard Bradshaw nasceu em Sidney em 1938. Licenciado em Matemática e Geologia, foi professor universitário durante 10 anos. Mas a sua atracção pelas marionetas falou mais alto e, a partir de 1969, tornou-se marionetista profissional, sendo mundialmente conhecido pela sua habilidade no teatro de sombras e considerado um fenómeno pela forma como utiliza e inova uma das técnicas mais antigas do teatro de marionetas.
De 1976 a 1983 foi director artístico da companhia Marionette Theatre of Australia, em Sidney. Posteriormente e depois de actuar em praticamente toda a Europa, Estados Unidos da América, Canadá, Japão, Índia e Coreia, o seu espectáculo de sombras converteu-se num clássico, citado em quase todos os livros que se publicam sobre o teatro de sombras. Fez inúmeras experiências no campo das sombras, seja na sua junção com a dança, ou com vídeo, para além de vários trabalhos na televisão.
Em 1986 recebeu a medalha O.A.M. (Medal of the Order of Australia) por ter servido a arte como marionetista e, em 1987, recebeu o prémio Sidney Myer Performing Arts pelo seu excelente trabalho no âmbito do teatro de marionetas.
Com mais de 30 anos de carreira, este incansável mestre do teatro de sombras persiste na apresentação dos seus espectáculos, sendo uma presença constante nos mais importantes festivais internacionais de marionetas… uma pérola do teatro de sombras.
Ciclo: Em parceria com o C.A.Ma – Centro de Artes da Marioneta

Partilhe: