Visitas e oficinas adultos

E DEPOIS DO PALCO? SOBRE UMA COLECÇÃO DE ARTES PERFORMATIVAS VISITA GUIADA | DIA DOS MUSEUS

Uma marioneta existe para ser animada e ‘ganhar vida’, em representações teatrais ou em cerimónias religiosas e ritualistas. Ao ser incluída na colecção do Museu, a marioneta perde parte das suas funções primordiais, nomeadamente a capacidade de contar histórias. A experiência do visitante do Museu em relação ao objecto marioneta não é, por isso, igual à experiência do espectador perante a marioneta animada.

Como consegue o Museu minimizar as perdas de sentido e de função de cada objecto? Como ‘devolver’ às marionetas as suas histórias?

Neste Dia dos Museus, vamos «Dizer o indizível» sobre a colecção do Museu da Marioneta: quais os critérios de escolha na constituição de uma colecção? A origem geográfica dos objectos condiciona a sua leitura? Como entraram as peças na colecção do Museu?

Partilhe: