Festivais

MOGRR COMPAGNIE DE L'AURICULAIRE - METALU A CHAHUTER - França

Julian Aillet – Concepção, marionetas e actor-manipuladorMichael Sarunac – Colaboração na construção de máscarasJulián Silvestre e Jull – Fotografias   
Público alvo: Para TodosDuração: 20 min.Técnica: Marionetas e máscarasIdioma: Sem Palavras
23h30
Mogrr…?
Não é a estranha personagem que empurra um surpreendente carro, como um improvável vendedor de gelados. Também não é o nome de um dos quatro pequenos monstros que vivem e trabalham como ele neste minúsculo e degradado retábulo de feira. Eles são Crado, a besta sem olhos, Thérèse, a bonita dançarina ciclope, Beutral, o cómico de pano e Gaby, fundo de uma gamela de circo. Não, não, Mogrr é o patrão, o pequeno Monsieur Loyal, que, à força de abusar da sua autoridade, toma-se por um ogre exigindo o inaceitável.
Não há nenhum vestígio do linguajar e fúria “guignolesca”, esta história vem da extremidade dos dedos… indo ao encontro de Monsieur Hulot, numa postura ingénua e curiosa. Uma forma de estar, um olhar. Presença de monstros, provocadora e surpreendente, testemunho burlesco e terno da humanidade. Porque o conto, aqui ou noutro lugar, é um pretexto para se compartilhar um momento…
É um pequeno conto visual, uma espécie de mostruário de monstros. O reencontro com um visitante de um outro sonho, dos que vivem sobre as nossas camas: um apresentador de seres turvados. Uma história entre sonhos e pesadelos, frágil e com humor… o instante de um frisson. Mogrr…
Ciclo: FIMFA LX8 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

Partilhe: